top of page
  • Foto do escritorAmazze

Health Decor: A decoração pode aumentar sua felicidade!!

Atualizado: 29 de abr. de 2021


Não importa onde você more, um projeto cuidadoso pode transformar seu espaço em um santuário. Elementos como o layout da sala, sons da rua e até mesmo a cor de suas almofadas combinam para determinar o caráter de sua casa. E isso inclui muito mais do que aparência - o design influencia sua saúde mental e física de maneiras surpreendentes todos os dias.


1) FAÇA DA NATUREZA A SUA MUSA

Os humanos não devem ser mantidos em cativeiro, mas uma pessoa em média passa cerca de 80 a 90 por cento do tempo dentro de casa. Alguns motivos para voltar à natureza:

Pessoas que viviam a menos de um quilômetro de áreas verdes tinham taxas mais baixas de 15 doenças, incluindo depressão e ansiedade, de acordo com um grande estudo envolvendo registros de saúde de 350.000 pessoas.


Andar por um parque pode reduzir o fluxo sanguíneo para a parte do cérebro responsável pela ruminação (pensamentos negativos repetitivos), de acordo com um estudo de 2015 concluído na Universidade de Stanford.


As flores, pedras, madeira e cores que você veria em uma trilha natural - que ajudam a limpar sua mente e acalmá-lo - podem ser levadas para sua casa.

Escolha as cores da areia ou do céu (cinza, marfim, branco) para os itens do pano de fundo, como seu sofá ou carpete.


Inclua móveis ou peças de realce com painéis de madeira.

Decore com itens que mostram a natureza, como almofadas florais ou fotos de alta resolução.


Traga itens de origem real, mas de origem responsável, como madeira ecologicamente responsável.


2) DEIXE A LUZ BRILHAR

Se possível, faça do sol sua principal fonte de luz durante o dia. Isso pode ajudar:

  1. Reduza suas contas de eletricidade.

  2. Melhora o seu sono: a luz solar envia pistas visuais ao seu cérebro para ajudar a controlar o seu ritmo circadiano. Em um estudo, por exemplo, pessoas com janelas em seus escritórios dormiam em média 46 minutos a mais por noite do que aquelas que trabalhavam sob iluminação artificial.

  3. Alivie a dor: pacientes de hospitais com janelas voltadas para árvores requerem menos analgésicos e se recuperam mais rápido do que aqueles que enfrentam paredes de tijolos.

  4. Aumente a produtividade: a luz do dia promove o estado de alerta e, em um estudo, os alunos pontuaram 10% mais nos exames em salas com iluminação natural.

Não coloque móveis na frente das janelas. Você deve ser capaz de abri-los para permitir a entrada de ar e luz natural. Você quer ver as flores, árvores, pássaros e pessoas passando. Se o brilho se tornar um problema ou se a luz do sol aumentar seu uso de ar condicionado, invista em películas transparentes para janelas, que podem reduzir o brilho e melhorar o controle da temperatura.


3) SUJE AS MÃOS

Desfoque as linhas que separam sua casa da Mãe Natureza cercando-se de plantas vibrantes e fáceis de cuidar. Veja como incorporar verdes em seu design:

  • Cultive ervas e temperos frescos em sua cozinha. Coloque-os ao longo do peitoril da janela ou pendure-os em recipientes decorativos na parede. A hortelã e o manjericão são especialmente fáceis de cuidar.

  • Mantenha plantas pequenas como suculentas ou cactos em sua mesa - apenas certifique-se de que os vasos não vazem.

  • Coloque uma planta alta, como uma figueira com folhas de violino, em um canto da sala de estar.

  • Inclua plantas pendentes elegantes como o filodendro, que prosperam o ano todo e só precisam ser regadas quando a camada superior do solo seca.

  • Mantenha um jardim interno ou um jardim completo em seu quintal. Quer se trate apenas de hortelã e manjericão, ou algo maior, você se beneficiará emocionalmente de cuidar das plantas e fisicamente de comer seus próprios produtos frescos.


4) NADA COMO TINTA FRESCA

Uma longa história de pesquisa em psicologia sugere que certas cores têm efeitos calmantes, enquanto outras promovem a resposta de fuga ou luta. Escolhendo amostras de tinta? Considere estas descobertas:

  1. O azul serve para reduzir a pressão arterial, frequência cardíaca, respiratória e frequência de piscar de olhos. Uma série de estudos associam isso a menores pontuações de ansiedade e foi descrito como "calmante", "tranquilo" e "legal" pelos participantes.

  2. O amarelo pode promover criatividade e energia.

  3. O verde também pode estimular a criatividade.

  4. O vermelho costuma estar associado ao estresse ou excitação e pode interferir no pensamento crítico - é a cor dos carros esportivos e roupas íntimas atrevidas por um motivo; pode levar a decisões precipitadas. Também foi descoberto que aumenta a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Certas cores ajudam você a relaxar e descontrair. O azul pode lembrar o oceano, o creme, a areia da praia e o cinza claro é quase universalmente calmante.


Nota: Embora tradicionalmente se acredite que as cores acima produzam esses efeitos, a cultura e a experiência pessoal determinam, em última instância, as emoções que as pessoas associam às cores. A saturação e a tonalidade também podem alterar o quanto uma cor pode parecer visualmente tensa ou perturbadora, influenciando sua reação a ela.


5) SELECIONE TECIDOS GOSTOSOS

Tapetes, cobertores e cortinas ocupam grande quantidade de espaço visual. Use essas telas em branco para adicionar toques de cor, criar um pano de fundo relaxante ou exibir padrões interessantes. Mas não se esqueça do toque e da sensação dos tecidos - considere todos os seus sentidos ao decorar para realmente fazer da sua casa uma "zona de conforto".

Coisas a considerar ao escolher o tecido:

  1. Para cobertores: o algodão é ideal porque é quente, mas respirável, para que você não acorde com o superaquecimento.

  2. Para almofadas: se você tem alergia, evite almofadas de plumas, pois elas podem desencadear os sintomas. Em vez disso, escolha poliéster ou penugem sintética.

  3. Para tapetes: o nylon é um tecido sintético que vem em várias texturas e cores. Dependendo do estilo e da marca, pode oferecer a sensação de um tecido de alta qualidade, sem custo. Também é resistente a manchas e tende a manter sua textura original.


6) APROVEITE OS ACESSÓRIOS SONOROS

A poluição sonora não é apenas um incômodo, ela pode desencadear estresse, interromper o sono e pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Embora não seja um problema para todos, os moradores da cidade e as pessoas que vivem perto de rodovias ou aeroportos devem se lembrar da poluição sonora no design de suas casas.

  1. Invista em um dispositivo eliminador de ruído. Coloque-o ao lado da porta para bloquear os sons da rua. Em seguida, preencha sua casa com uma acústica melhor:

  2. Use sons de ondas ou chuva. Ouça por três horas - ideal para cair no sono - toque a playlist Waves and Rain do Spotify.

  3. Coloque um ventilador com diferentes configurações de velocidade em seu quarto para ruído branco enquanto você dorme.

  4. Jogue Fireplace For Your Home no Netflix em segundo plano enquanto trabalha ou relaxa. (Sim, é um vídeo contínuo de uma lareira crepitante.)

  5. Mantenha uma pequena fonte decorativa em seu quarto. O som da água corrente é muito calmante.


7) INSPIRE LAVANDA (EXPIRE A TENSÃO)

Aromaterapia é a prática de inalar aromas para produzir o efeito desejado para a saúde. Embora muitos estudos tenham examinado os benefícios potenciais da aromaterapia, os resultados foram mistos. Além disso, alguns especialistas se perguntam se seus benefícios surgem da esperança ou expectativa de que funcione.

Embora mais pesquisas sejam necessárias, alguns estudos sugerem que cheiros específicos - como os seguintes - podem ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade e depressão.

  1. Laranja

  2. Lavanda

  3. Rosa

  4. Bergamota (tangerina)

  5. Limão

  6. Sândalo

A alfazema é especialmente conhecida por estimular o sono e o relaxamento. Sem mencionar que coisas cheirosas como flores frescas, óleos essenciais e velas são apenas adições agradáveis para a casa. Mulheres grávidas e amamentando devem consultar um médico antes de usar óleos essenciais.


8) DEIXE AS PEÇAS QUE TE LEVEM A HÁBITOS SAUDÁVEIS

Mantenha um conjunto de lápis de cor ou aquarelas em sua mesa de cabeceira, junto com um livro de colorir favorito. Eles farão as pessoas arregalarem os olhos na decoração do seu quarto, mas podem servir a um propósito ainda maior - estarão disponíveis como uma distração relaxante para quando você ficar acordado e preocupado à noite. Alguns minutos de coloração podem deixá-lo relaxado o suficiente para adormecer.


Aplique este princípio a outros objetivos de saúde. Quer incluir exercícios em sua rotina? Exiba halteres coloridos perto de sua TV para intervalos de exercícios durante os comerciais. Tentando ler mais? Faça da sua estante uma peça central atraente, completa com lembranças, fotos e suportes para livros decorativos.


9) PROIBIDA A DESORDEM

Para sua tranquilidade geral, mantenha sua casa o mais limpa possível. Quanto menos itens desnecessários você tiver, melhor. A desorganização reduz a poeira, riscos de tropeços e o tempo que você precisa para limpar. Estar em uma atmosfera organizada apenas ajuda você a se sentir mais claro mentalmente.

Algumas dicas para você começar:

  1. Digitalize eletronicamente registros pessoais, como recibos antigos e declarações de impostos. Assim que estiverem armazenados com segurança em seu disco rígido - e com backup na nuvem ou em um disco rígido externo - descarte os papéis com segurança, destruindo-os ou queimando-os.

  2. Limpe seu guarda-roupa e doe roupas velhas para uma instituição de caridade.

  3. Não deixe os sapatos amontoados no fundo do armário. Conserte o caos dos sapatos com uma sapateira, um organizador sobre a porta ou uma gaveta embaixo da cama.

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page