top of page
  • Foto do escritorAmazze

Vamos Cozinhar? Marcel Casamassa | Arquiteto e Designer de Interiores do escritório MIS Arquitetura

Atualizado: 16 de ago. de 2020


Para ter uma cozinha funcional, precisamos viabilizar as necessidades técnicas, funcionais e estéticas, pois afinal de nada adianta ter uma cozinha linda se ela não é funcional. Neste período (quarentena) que as pessoas se viram obrigadas a ficar em casa e fazer sua própria comida, muitas delas perceberam que tem uma bela cozinha e nada funcional ou até mesmo uma cozinha funcional mas sem nenhuma personalidade.

Sempre quando iniciamos uma reforma, o ponto de partida é sempre a cozinha, pois ela é o coração de um lar, é lá que tudo acontece, mesmo para quem não gosta de cozinhar, quando recebe os amigos ou familiares é lá que é o ponto de encontro. Então porque não ter uma cozinha integrada com a sala de jantar e ter uma cozinha linda? Sim, a cozinha também merece ter uma decoração agradável e ser bem funcional, e como fazer isso? Primeiro fique atento as medidas que uma cozinha deve ter, como por exemplo a altura da mesa de jantar (75 a 80cm), a altura do balcão da cozinha (90 a 96cm, isso depende muito da altura de quem vai utilizar a bancada) e assim por diante. Quanto aos revestimentos, evite os que tenham rejuntes muito largos, pois eles são bem chatinhos de limpar, e claro escolha materiais que tenham a resistência adequada ao uso, como por exemplo superfícies antiderrapante para o piso.

Já para a decoração, pode abusar sem medo! Pense em cores para compor com os demais ambientes da casa, pois afinal a cozinha faz parte da decoração da casa e tem que ter um link com os demais ambientes. Utilizar quadros na cozinha é uma boa pedida, e eles podem ser com diversos temas, os mais usuais e que costumam não desapontar são os de frutas, legumes, e até mesmo uma foto da feira que você frequenta! Agora se você busca uma decoração mais personalizada, aquarelas com desenhos de seus temperos preferidos ficam perfeitos na cozinha!

Para os eletrodomésticos, pesquise produtos que atendam sua necessidade de uso, por exemplo, um fogão ou cooktop deve ter quantas chamas para te atender? Caso a cozinha fique integrada com outros ambientes, aposte em uma coifa/exaustor potente, para que o cheiro não se espalhe para a casa toda.


Sua cozinha pode sim ter a sua personalidade, portanto não tenha medo e abuse de quadros, vasos e até mesmo plantas na decoração. Agora se você acha tudo isso muito complexo, não hesite e contrate um Arquiteto para te ajudar a planejar a ter sua cozinha dos sonhos, pois sair fazendo as coisas sem ter um planejamento, o resultado pode não ser satisfatório e você pode gastar mais do que imaginava.


Marcel Casamassa | Arquiteto e Designer de Interiores do escritório MIS Arquitetura

121 visualizações0 comentário
bottom of page